Normas Técnicas

Grande parte dos elevadores no Brasil, foi instalado e construído a partir de antigas normas, o que pode ser um risco a segurança do usuário e dos profissionais que cuidam do elevador.

     Por isso é necessário sempre ter o conhecimento dessas novas normas. A Novitá tem consciência de todos os critérios da ABNT NBR 16.858-7 e os cumpre rigorosamente, colaborando para uma manutenção de excelência e responsabilidade no elevador.

     A Novitá Elevadores preparou um resumo das principais Normas Técnicas que todo síndico ou proprietário de um elevador deva saber.

Acessibilidade

     Pelo menos um elevador deve atender acessibilidade.
 

Braille nos botões

     Para atender acessibilidade deve possuir Braille em todos os botões de cabina e identificação do andar correspondente ou função com número ou pictograma em relevo.

Anunciador sonoro e de voz

     Para atender acessibilidade deve ser instalado um anunciador de voz na cabina indicando o pavimento atual, a direção da cabina e o movimento das portas da cabina.
    Em cada pavimento deve existir um gongo para anunciar a chegada da cabina diferenciando o sinal de subida do sinal de descida. Todos os botões de chamada devem ter indicação sonora do acionamento além da luminosa.

Botoeira de inspeção

     Acesso ao topo da cabina e ao fundo do poço com segurança, além da assistência ao resgate de passageiros.

Protetor do limitador de velocidade

     Para evitar acionamento indevido.

Guarda corpo

     Este item é muito contestado, mas é extremamente importante para a segurança dos técnicos no topo da cabina, conforme a conforme a norma ABNT NBR 16858-1.

Iluminação do poço

     Para segurança dos prestadores de serviço e assistência no resgate de pessoas.

Intercomunicador

     Deve ser instalado na cabina, na portaria e na casa de máquinas, responsável pela comunicação para resgate de passageiros.

Escada no fundo do poço

     Permitindo acesso fácil e seguro do técnico.

Corrimão

     Ao contrário do que muitos pensam o corrimão deve estar em todas as laterais e fundo da cabina conforme a norma ABNT NBR NM 313:2008, porém esta norma será cancelada a partir de 01 julho de 2024, portanto, recomenda-se a imediata aplicação da norma ABNT NBR 16858-3 que está vigorando e é a substituta da NM 313. Assim o corrimão será exigido para a parede lateral onde a botoeira se encontra ou no painel oposto e em alguns casos também no painel do fundo, a depender do tamanho da cabina.

Espelho

     O espelho deve ser laminadoe toda a altura do painel do fundo a depender do tamanho da cabina.

Iluminação de emergência

     Deve sustentar o alarme e o intercomunicador em falta de energia da rede.

Indicação de posição

Deve possuir na cabina e em todos os pavimentos.

Compartilhe!